Gestores Municipais



ALEXANDRE FERREIRA GOMES DA SILVEIRA- PREFEITO

No dia dois do mês de fevereiro do ano de 1973, nascia ALEXANDRE FERREIRA GOMES DA SILVEIRA, filho primogênito do casal MANOEL DUCA e VALDÍVIA.

Os anos viram crescer um garotinho ativo e observador. A infância, desde cedo vivida em fazenda no Acaraú, desenvolveu um jovem admirador da natureza, do cheiro do sertão e dos animais, em especial dos cavalos. E que via na figura do vaqueiro um exemplo de trabalho, de força, bravura e coragem. A vaquejada, então, passou a ser seu esporte favorito desde criança.

A vida política de seu pai fez com que, desde pequeno, conhecesse todo o município e estivesse em contato com pessoas de todas as localidades.

Os anos de estudos no Grupo Escolar Padre Antonio Tomás e no Colégio Virgem Poderosa complementam as boas recordações de uma adolescência no Acaraú. Nessa fase, muitas amizades foram cultivadas, principalmente devido ao jeito tranquilo e às atitudes solidárias do ALEXANDRE.

Aos onze anos, conquistou o seu primeiro troféu em vaquejadas- início de uma sequência de vitórias do ALEXANDRE, que o transformaram em um dos melhores vaqueiros do Brasil.

Em 2004, casou-se com MANUELA. E, como ela mesma afirma, foi o caráter humano, simples e sensível do ALEXANDRE que chamaram sua atenção.

Aos 33 anos de idade, comemora o nascimento de seu primogênito, ALEXANDRE FILHO. Não muito depois, nasce ARTUR, seu segundo filho.

Homem de costumes e hábitos simples, ALEXANDRE acorda cedo para o trabalho, gosta de estar com a família e amigos. Aprecia um bom prato de macarrão com carne moída e ovo de galinha-caipira.

Ao lado de seu tio Aníbal Gomes, deputado federal, e de Duquinha, seu pai e deputado estadual, tem aprendido muito sobre a política do Ceará e do Brasil.

A confiança depositada em ALEXANDRE tem sido o grande estímulo para a elaboração de um amplo projeto, visando ao desenvolvimento social, econômico, cultural, turístico, educacional e no setor da saúde para o ACARAÚ, no qual o cidadão seja respeitado e tenha seus direitos assegurados.

 

MANUEL EDMUNDO DA SILVEIRA- VICE-PREFEITO

 

Na localidade de Quintas, no dia 17 de abril de 1935, nasceu Edmundo, filho de Manoel Daniel da Silveira e Aládia de Paulo Soares, ambos agricultores.

Seu pai, homem simples, trabalhava na roça pela manhã e, à noite, pescava com tarrafa para alimentar seus dezesseis filhos.  O leite era o da cabra e o café, adoçado com o caldo de cana,  era o que sua mãe pilava em casa.

Aos cinco anos de idade, Edmundo já fazia tranças com a  palha da carnaúba para ajudar nas despesas da família e alimentação de seus irmãos.

Aos treze anos, insatisfeito por ser forçado a trabalhar em uma loja, foge de casa e passa cerca de um mês fora do lar. Após dias de procura, seu pai o reencontra mas não o convence a voltar ao seio familiar.Ele passa, então, a trabalhar na agricultura, o que lhe rendia cinco "tostões" por dia, e na produção da cera de carnaúba, tijolos e telhas.

Rapaz de dezoito anos, recebe a notícia do falecimento de sua mãe, ocasionado por parto difícil. A tristeza desses momentos o fez pronunciar, em voz alta, a promessa de que, acaso um dia tivesse recursos financeiros, ajudaria enfermos e gestantes.

Em 1954, casa-se com Ana Bernadete da Silveira, com quem teve dez filhos.

Ingressou na vida política como vereador e foi eleito, em 1977, vice-prefeito na chapa com Manoel Duca da Silveira Neto. Ocupou o cargo de vice-prefeito por mais quatro gestões e, atualmente, exerce esse cargo na administração do Poder Executivo de Acaraú.

Edmundo Silveira, o "homem que tem café no bule", como é chamado nas campanhas eleitorais, é trabalhador e carismático aos setenta e oito anos de idade, e desenvolve atividades na agricultura, na carcinicultura, sempre demonstrando  disposição incansável para o trabalho e para a política.