terça-feira, 25 de junho de 2013

Arraiá do Fuxico animará o Festival Junino de Acaraú

 A Secretaria da Cultura e de Turismo de Acaraú realizará grande Festival Junino nos dias 28, 29 e 30 de Junho, na Praça do Centenário. Quadrilhas locais e de municípios da Região Extremo Oeste, desfile de carroças, cidade cenográfica com barracas de comidas típicas, eleição da Rainha Caipira, bonecos matutos para fotos e shows com bandas- tudo para o Arraiá do Fuxico! Participe dessa festa! Vai ser o maior fuxico!


Prefeito Alexandre Gomes reforça adesão ao Programa "É DA NOSSA CONTA!"


O Programa "É DA NOSSA CONTA!", para erradicação do trabalho infantil e para que adolescentes trabalhem protegidos pela legislação, ganha reforço com a adesão do Prefeito Alexandre Gomes que, simbolicamente, colocou no pulso a fitinha do programa. "Acaraú tem que resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes - trabalhar é importante para a formação do caráter, mas com direitos assegurados", disse o prefeito. 


Prefeito Alexandre Gomes coloca em seu pulso a fita do "É DA NOSSA CONTA!" e exibe o cartaz do programa

domingo, 23 de junho de 2013

Festejos juninos dão colorido especial ao Acaraú

Junho também é mês de quadrilha, de casamento matuto, de "arraiá", de comidas típicas, de fogueiras, de bandeirinhas coloridas e de muita animação!
Grupos de quadrilhas, escolas e o Governo Municipal de Acaraú, através da Secretaria da Cultura e de Turismo, já estão em clima de festa junina.
Nos dias 28, 29 e 30 de junho, serão realizados desfiles de carroças, eleição da rainha caipira, festival junino com apresentações de quadrilhas locais e de municípios da Região Extremo Oeste.
É só aguardar para conferir!




sexta-feira, 21 de junho de 2013

TCM divulga resultado do acompanhamento dos municípios

Acaraú cumpre o disposto nos Arts. 48 e 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Confira documento e link abaixo.

Link do TCM - lei da transparência


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Acaraú recebe Certificado do Programa Água para Todos.

A Associação de Moradores e Produtores de Córrego Novo recebeu, no dia 17 de junho, o certificado do Programa Água para Todos, que beneficiará 34 famílias dessa comunidade.
O certificado foi entregue à representante do Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos, Malu Soares, pelas mãos do governador Cid Gomes, no evento onde também estiveram presentes, representando o Acaraú,  o chefe de gabinete, Dr. Amadeu Neto, e Carlos Roberto, integrante da associação.      
O programa conta com um investimento do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o Ministério da Integração Nacional  para  o Sistema de Abastecimento D'água.
Governador Cid Gomes, Malu Soares, Dr. Amadeu Neto e Carlos Roberto na solenidade
Certificado do Programa Água para Todos

Acaraú adere ao Programa "É DA NOSSA CONTA!"

O Programa "É DA NOSSA CONTA!" está sendo produzido pela rede Promenino, iniciativa da Fundação Telefônica/Vivo, que busca contribuir com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no combate à exploração do trabalho infantil.
O Governo Municipal de Acaraú apoia essa causa e aposta na participação de todos como meio de reverter a situação que atinge milhares de crianças e adolescentes.
Veja mais detalhes nos links abaixo:
No Site: http://www.promenino.org.br
No Facebook: http://www.facebook.com/redepromenino
No Twitter: https://twitter.com/Promenino
No Youtube: http://www.youtube.com/promenino


sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aranaú realiza Festa de São João Batista

Aranaú está em festa de 14 a 24 de junho, homenageando o padroeiro São João Batista. A comunidade e a paróquia organizaram celebrações, barracas com comidas típicas, leilão e atividades que promovam a socialização e o fortalecimento da fé.
A Banda Municipal de Acaraú participou da solenidade de abertura, abrilhantando o evento.

Banda Municipal de Acaraú

Altar montado no patamar da Igreja com a imagem do padroeiro

Jovens na procissão de abertura

Hasteamento das bandeiras pelos vereadores Edilson Salgueiro, Colombo e pelo padre Maurílio






sábado, 8 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente é encerrada na Barrinha

Durante a semana de 3 a 8 de junho, a SEMAM-Acaraú, conduzida pela secretária Drª Hosana Maria Rocha Veras, desenvolveu várias atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
A culminância dos festejos foi realizada sábado, na Praia da Barrinha, terceira colocada entre as praias limpas do litoral cearense, tendo recebido o certificado que documenta a avaliação.
Estudantes e moradores participaram das atividades voltadas para a preservação da praia, que é considerada um cartão postal do Acaraú.

Drª Hosana expõe sobre a Certificação Praia Limpa. 

Outdoor com a imagem do Certificado

Estudantes participaram da solenidade

Moradores fazem a limpeza da praia, despertando para a importância da preservação 

Dr. Amadeu Neto, chefe de gabinete, ressalta a importância da preservação

Crianças e jovens expõem cartazes confeccionados em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Equipe da Secretaria do Meio Ambiente

Fotos: Tide Andrade

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Acaraú sedia jornada sobre DROGAS

O Governo do Estado, através da Assessoria Especial de Políticas Públicas sobre Drogas, e o Governo Municipal de Acaraú realizaram a I JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS DO ESTADO DO CEARÁ, objetivando mobilizar e integrar as ações do Estado com os municípios.

O evento contou com a participação de representantes dos sete municípios sob jurisdição da 12ª Coordenadoria Regional da Saúde- prefeitos, secretários municipais, Câmaras Municipais, entidades religiosas, escolas, Lions Clube, Conselhos Tutelares, Poder Judiciário e entidades relacionadas com a temática DROGAS.

Os trabalhos da Jornada, com temática voltada para a prevenção, atenção e reinserção social, foram abertos com palestra da coordenadora Drª Socorro França e, na oportunidade, foi apresentado o Programa "Crack- é possível vencer".


Banner do evento


Mesa oficial com prefeitos, Dr. Cesar de Barros Lima e Drª Socorro França


Prefeito Alexandre Gomes e Drª Socorro França, coordenadora da Jornada

 
Numeroso público participou da Jornada

Prefeito Alexandre Gomes ladeado por  Srª Honorata Carmo e Drª Socorro França

 Fotos: Tide Andrade


Veja aqui mais fotos

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Acaraú realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura

A Secretaria da Cultura e  de Turismo de Acaraú promoveu, no dia 05 de Maio, a 3ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema: "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema  Nacional de Cultura". Participaram do evento, realizado no IFCE - Campus Acaraú,  representantes do poder público - Executivo e Legislativo - estudantes, professores, ONGs, Lions e Leo Clube de Acaraú, técnicos da Secretaria da Cultura do Estado, indígenas e a sociedade em geral.
A programação incluiu palestra sobre Cultura, a cargo da Secretária Patrícia Coelho; apresentação da metodologia da Conferência, pela Coordenadora Christina Rocha; trabalhos em grupos sobre os quatro eixos temáticos, escolha dos delegados e eleição dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura.
A celebração cultural foi distribuída em vários momentos, contando com apresentação da Banda Municipal, do cordelista Sr. José de Fátima, do radialista Reginaldo Silveira e de grupo de dança, sob a orientação da instrutora Girlene.


Aline(SECULT), Patrícia Coelho, Álvaro Garcez, Nacélio Cruz e Expedito Mesquita

Auditório do IFCE - Campus Acaraú recebe a 3ª Conferência Municipal de Cultura

Sr. José de Fátima apresenta produção sobre a cultura acarauense no formato de cordel

Equipe da SECULT-CE e da Secretaria de Cultura do Acaraú 

Reginaldo Silveira interpreta texto do soneto de autoria do Padre Antonio Tomás

Apresentação das alunas de dança

Veja mais fotos clicando aqui